Imagem capa - Fotos em casa.  por Marina Bonesso

Fotos em casa.

Minha intenção com esse texto não é dizer o que é certo ou errado, afinal, não existe certo e errado quando se trata de fotografia. Minha intenção é fazer você pensar de uma maneira mais profunda. 


Esse assunto divide muitas opiniões. E para começar, quero saber a SUA!


Se você fosse fazer um ensaio fotográfico hoje, qual lugar você escolheria? Um ambiente externo como um parque cheio de verde ou a sua casa?


Talvez a maioria tenha respondido que faria as fotos em ambiente externo. Acertei?

Culturalmente é comum escolher o lugar que vamos fotografar por sua beleza em si, ou seja, perto de uma árvore florida, com montanhas ao fundo, em um jardim cheio de flores ... Fotos em lugares externos realmente ficam lindas, maaaaas minha reflexão é mais profunda.  


Fotografia é memória, recordação, é a única coisa que vai ficar. Já pensou nisso?


Na hora de escolher o lugar da sua sessão de fotos, escolha com seu coração. Qual é o lugar que mais representa você e sua família? Qual é o lugar que você mais se sente "livre", em casa, protegido. Já encontrou a resposta?


Se sua resposta for "Na minha casa", não perca a oportunidade! Tenha a experiência de ter registros no lugar que trás mais aconchego para você e sua família. Independente se o espaço for grande ou pequeno, independente se entra muita ou pouca luz, independente de qualquer fator que traga insegurança para você.



Brinco que a "parte técnica" é obrigação do fotógrafo. A sua obrigação é sentir o momento e aproveitar cada segundo da sua sessão de fotos.


Mais do que fazer poses, as horas que passamos fotografando, deve ser agradável. Os carinhos devem ser verdadeiros, assim como os olhares e cada gesto.


Cada foto só vai refletir a verdade dos momentos e dos sentimentos. 


A construção de um legado é resultado da desmistificação do que normalmente é feito por senso comum, ou do que é feito por reflexo do que a maioria faz. Como eu disse lá no começo, minha intenção aqui é fazer você pensar. Minha intenção é criar fotografias com sentimentos, que tenham Vida Própria e que registrem de maneira profunda a verdade de cada família. 


Promete pra mim que no próximo ensaio fotográfico você vai fazer essa reflexão antes de escolher o local? E se você chegar na conclusão que o ambiente externo ainda é a melhor opção, ou ainda, se você tiver algum lugar externo que faça parte da sua história, vou amar registrar da mesma forma!


O segredo é escolher com o coração e sentir cada gesto de verdade, para que as fotografias emocionem e tragam boas lembranças por incontáveis gerações.