Imagem capa - Sustentabilidade. por Marina Bonesso

Sustentabilidade.

Primeira vez escrevendo aqui depois de sete meses de site novo!

O assunto que me motivou a começar, é na minha opinião, urgente.

Um bicho papão de nome gigante e meio confuso para muita gente: S U S T E N T A B I L I D A D E.

Imagina só quando esse nome gigante vem acompanhado de: FESTA INFANTIL! - Uau! E agora?!





Posso dizer que passo pelo menos 10h semanais, em aniversários de crianças. Estou familiarizada com as dinâmicas das festas, já vi inúmeros temas e muitas ideias legais de decoração, lembrancinhas e locações. 

Sou apaixonada por festas infantis! E é por isso que quero deixar aqui minha contribuição e dicas de como você pode reduzir a quantidade de lixo gerado.

E vamos combinar uma coisa? O foco aqui são festas infantis, porque é o principal nicho do meu trabalho junto com as fotografias de famílias. Mas as dicas valem para qualquer tipo de festa!

Precisamos pensar com carinho no meio ambiente e o que estamos fazendo para evitar que mais e mais lixo seja "despejado" por aí. 

Acredito que tudo que eu escrever aqui faz parte de um grãozinho, se cada um plantar o seu grãozinho, logo estaremos vendo a diferença acontecer!

Não sou muito partidária de listas do tipo: Faça isso ou não faça aquilo. A ideia aqui é compartilhar informações - Para começar são duas dicas que vão gerar um baaaita texto!



Hoje mais cedo, postei nos stories do meu Instagram (@marinabonessofotografia) sobre pratos, talheres e canudos, feitos de bambu, bagaço de cana e folha de palmeira. Atualmente, você encontra várias lojas online que vendem estes produtos. Diferente do plástico que tanto usamos, produtos como estes se degradam rapidamente. - O ideal é que após o uso, você envie o lixo que sobrou para a usina de reciclagem da sua Cidade!


Se a implementação destes utensílios não forem viáveis para você, existem outras maneiras de ajudar a diminuir a quantidade de lixo da sua festa! Olha só!










Isso, meus amigos, é uma BRIGADEIRA!

Com ela você pode colocar seus docinhos e brigadeiros na mesa sem usar as forminhas de papel - Eu acho isso o máximo!

É clean, é chic, combina com tudo, é sustentável e você pode reutilizar nas próximas festas!

Essa brigadeira é da www.cosihome.com.br





Alguém já pensou em alugar, comprar ou emprestar canecas  e usar tags com os nomes respectivos para cada criança? Essa ideia extingue o uso dos copos plásticos da sua festa e as crianças vão amar ter uma canequinha só delas! Essa foto é do site da Monica Benini - Essas canequinhas foram usadas na festa de um ano do Otto. 


(Foto: Paula Roselini)


Não encontrei mais nenhuma referência dessas canequinhas para postar aqui. Isso quer dizer que precisamos divulgar muuuuito, para que muitas pessoas tenham acesso à ideia e copiem! Essa é uma ideia que vale a pena copiar, gente! E o mais legal é que o mesmo pode ser feito para os adultos! Copos com identificação, para que sejam usados durante toda a festa!


- ADEUS PLÁSTICOS! -




Outra dica bem legal e até mais fácil de colocar em prática, porque não envolve custo algum, é evitar que seus convidados usem papel de presente para embrulhar os presentes. A ideia a princípio pode ser um tanto fora do comum, mas se implementada, você vai conseguir reduzir o desperdício de papel e a quantidade de lixo gerada a partir dele!


A ideia é que você como anfitrião, escreva no convite da festa que os presentes poderão ser embrulhados de forma sustentável, explique que o intuito é reduzir a quantidade de lixo gerada.


Dê exemplos de como os convidados poderão embrulhar os presentes: 


- Embrulho com jornal: Porque não? Se você tem jornais na sua casa,  estão ocupando espaço e não tem mais utilidade, você pode reutilizar para embrulhar um presente!

 









Embrulho com tecidos: A técnica "Furoshik" de embrulho japonês com tecidos é apaixonante! 

Existem muuuuitas maneiras de embrulhar presentes com essa técnica. Foque em utilizar o tecido que você já tem em casa. Você pode finalizar com uma flor ou um ramo pequeno - Fica lindo!

Clique na imagem ao lado <- para saber mais sobre a técnica.












Embrulho com papel kraft:  O único que se degrada em apenas 60 dias em ambiente natural.

Imagine uma coisa fácil de achar! Você com certeza tem um saquinho de pão de pape kraft na sua casa, acertei?

Lembre-se que a ideia é utilizar o que você tem na sua casa, sem usar seu dinheiro para adquirir mais e mais lixo.

Dica valiosa: Se você encontrou papel kraft na sua casa, mas achou que está amassado - Amasse de uma vez! É isso mesmo! Amasse o papel e depois embrulhe! O papel kraft amassadinho fica charmoso.


O mais importante é evitar usar plástico em qualquer situação, são mais de 400 anos para um plástico sem vergonha se decompor. 400 anos!!!!


Diga não ao plástico sempre que puder, por favor! 


Gostou das dicas? Tem mais alguma ideia legal para compartilhar? Vamos espalhar muitas sementinhas do amor e da sustentabilidade (descomplicada) por aí!

Conto com vocês!